Acerca de mim

A minha foto
"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive." (Ricardo Reis)

Faz-me sentido...

"No mundo sempre existirão pessoas que vão me amar pelo que sou, outras que vão me odiar pelo que sou e outras, ainda, que ora me vão amar ora me vão odiar pelo que sou.
Sabendo disso, vivo livre. " (in a Alma das Imagens)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UM por TODOS - TODOS por UM

... Há acções que me são tão intuitivas como respirar. Mas às vezes fico um pouco desanimada quando me apercebo que sou encarada por alguns (incluindo amigos próximos) como uma "ave rara", uma "idealista". Se há alguns anos atrás ainda se podia pensar que era por falta de informação, hábitos enraizados, actualmente não consigo arranjar uma desculpa válida para: pessoas que colocam lixo no chão, não reciclam, deixam a torneira aberta, luzes acesas, não se preocupam com a saturação do nosso planeta, com a forma como outras pessoas e animais são tratados etc.
Festa de aniversário...as garrafas são separadas do restante lixo (mais não consegui implementar, visto não estar na minha casa); dia seguinte, arrumar tudo...levar os sacos do lixo... deixo o meu com os restos orgânicos no contentor... de repente ouço... um barulho forte de vidro...viro-me e qual não é a minha ADMIRAÇÃO (no mínimo), todas as garrafas tinham sido atiradas para o contentor...com um vidrão em frente...não, a desculpa não era que não havia ecoponto perto...não, a desculpa não era que não se tinha separado...simplesmente "dava muito trabalho" colocar uma a uma as garrafas!!!! Perante uma resposta desta o que se pode Dizer? .... Fazer?
Será difícil de entender que mudar passa por nós? Que não adianta reclamarmos e depois no nosso quotidiano nada fazer ... Dá assim tanto trabalho cuidar do que é nosso?
Eu não sou extremista ... mas há cuidados que para mim são básicos mas que para a maioria das pessoas com quem convivo são futuristas! É assim tão utópico?
Ainda estou muito longe do que gostaria, pois sou fruto de uma sociedade de consumo e não sou insensivel a ela ... não defendo os radicalismos, embora os admire quando são feitos para o bem de todos.
Com o tempo fui alterando os meus habitos alimentares; começou com o intuito de uma vida mais saudável, mas confesso que as questões da sustentabilidade do planeta e das desigualdades da distribuição da comida mexem comigo. Não deixei de comer carne, peixe e derivados, mas diminui o seu consumo. Ha pessoas que conseguem implementar à risca os seus valores ... para mim ainda não me faz sentido, embora reconheça mérito aos outros que o fazem. Por vezes sinto-me culpada por não virar vegetariana ou vegan... será que vai ser mesmo necessário? Que uns mudem radicalmente o seu estilo de vida só para outros não mudarem um cm que seja? Até onde vai o egoismo humano?
Deixo dois videos que dão que pensar...




(Em português, visite o magnífico site: http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/)

Clicar em : http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para a negociação de significados