Acerca de mim

A minha foto
"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive." (Ricardo Reis)

Faz-me sentido...

"No mundo sempre existirão pessoas que vão me amar pelo que sou, outras que vão me odiar pelo que sou e outras, ainda, que ora me vão amar ora me vão odiar pelo que sou.
Sabendo disso, vivo livre. " (in a Alma das Imagens)

domingo, 31 de maio de 2009

"DEUS QUER - O HOMEM SONHA - A OBRA NASCE"




imagem:bookworms.sapo.pt/books/5893/o-riso-de-deus


"Deus QUER, o homem SONHA, a obra NASCE"...não é preciso fechar os olhos para ouvir a minha professora do secundário, à medida que esta desenha um triângulo no quadro...não foi ontem? Parece que o tempo tem o relógio adiantado...

Na altura não percebi bem a frase...hoje ainda não sei se consigo compreender toda a sua dimensão...Destino...não acredito nele, pelo menos no sentido clássico em que delegamos a responsabilidade das nossas vidas a alguém...sinto que sou mais do que uma marioneta guiada por umas mãos, ainda que divinas. Talvez fosse mais fácil pensar que não temos verdadeiramente opções, assim sempre podíamos "culpar" o mundo, o Olimpo, o Céu...

Liberdade é algo maravilhoso, mas não é o mais fácil. Li ou ouvi (a memória é mesmo selectiva) que a vida das mulheres antes da sua emancipação era mais fácil...a minha primeira reacção foi de perplexidade, mas depois tentei entender esse ponto de vista, por muito "errado" que me parecesse na altura (desde que descobri o quanto a verdade absoluta pode ser ignorante, as dúvidas têm - me esclarecido mais do que as certezas). A vida para as mulheres poderia ser mais fácil, pois não tinham oportunidade de pôr em causa, não havia escolha, havia aceitação/resignação, esperança que se conseguisse desempenhar o papel que Deus? escolheu para elas.

Fernando Pessoa dizia a dada altura "triste de quem é feliz, não é nada mais do que cadáver adiado que procria" (não tenho a certeza se é bem assim, esta frase está gravada na minha memória desde o secundário, irei confirmar depois), será mesmo? Há quem acredite que "Felizes os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus"...Em que ficamos?

Acho que das poucas certezas que vou mantendo...é a relatividade da vida, dos seus valores, dos seus significados...apesar do mundo ser uma aldeia global...cada um de nós não deixa de ser um universo e felizes daqueles que podem optar pelo seu caminho, seja ele qual for.

Gostei do livro, quem não gostaria de ter a oportunidade de se "perder no mundo para se encontrar"...ha quem tenha coragem de abandonar a "engrenagem social", ha quem considere isso uma loucura...que bom é podermos escolher... e a parte boa (ou não) é que não há opções certas/erradas...cada um deve viver como lhe fizer mais sentido...

"Não fazemos tudo o que queremos, mas somos responsáveis por aquilo que somos"....perante nós mesmos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para a negociação de significados